30 set

Site em flash? Não!

Categoria: Blog

no-flash

A moda dos sites em flash

Apesar de não parecer, a internet é uma grande ditadora de tendências e formadora de moda e diversas opiniões. Ao longo dos anos, é possível observar as mudanças perceptíveis no desenvolvimento de sites e outros matérias feito para a web.

Há alguns anos atrás e até mesmo hoje, é/era comum observar sites feitos com o desenvolvimento feito totalmente em flash. Esse mecanismo traz para o site várias coisas interessantes como diversas opções de interatividade por parte do usuário, animações nas páginas e várias outras coisas visualmente interessantes.

Sendo assim, devo fazer meu site em flash?

A resposta para essa pergunta é: Não! O objetivo maior de um site, principalmente nos dias atuais, onde eles servem para a divulgação de serviços e tentam atingir o maior público possível, é a acessibilidade, palavra essa que não se relaciona muito bem com os sites em flash.

Os sites feito em flash, apesar de possuírem, muitas vezes, uma aparência estética e uma interatividade interessante, possuem várias desvantagens quando comparados com aqueles que são desenvolvimentos utilizando HTML.

A primeira desvantagem e a mais importante é a de que um site feito desse modo é ‘fechado’ para os buscadores, pelo simples motivo de manter as palavras-chave (que são pesquisadas pelos mecanismos de busca) presas dentro do arquivo em questão. Sendo assim, um site em Flash é uma ideia totalmente errada para quem busca divulgação.

Outras desvantagens são visíveis em um mundo atualizado e tecnologicamente desenvolvido como o nosso. Várias plataformas como smartphones e tablets não suportam sites no formato dos feitos em flash, impedindo o acesso correto dos usuários. Além disso, o flash também demora para carregar se a internet do usuário em questão for lenta.

Concluindo, é possível entender que o flash tem suas vantagens, mas elas não são boas se comparadas ao que o mundo atual exige.

free vector